'Farroupilha' é a história verdadeira de Rich Mullins, um músico prodígio que chegou à fama música cristã e fortuna só para ir embora e viver em uma reserva Navajo.
Um gênio artístico, criado em uma fazenda de árvore em Indiana por um pai insensível resistido, Rich lutou toda a sua vida com o quebrantamento e insegurança paralisante nascido de sua infância.
Um amante de Jesus e um rebelde na igreja, Rich se recusou a deixar suas lutas com o alcoolismo, vício e mulheres afastá-lo um Deus que ele estava determinado a amar. Como ele lutou com sucesso em Nashville, a depressão em Wichita, e esquecimento nos Quatro Cantos, Rich se tornou um dos primeiros de seu tempo em meio a uma cultura de honestidade da religião e da conformidade.
Para o fim de sua vida, ele encontrou um amor mais profundo do que ele já tinha conhecido a morrer tragicamente em um acidente de carro aos 41 anos.
Ele era um profeta e um poeta e um mendigo, mais confortável com os sem-teto do que os ricos, mais apaixonado por Jesus do que a religião, mais interessado na música do que a música. Sentia-se muito, e segurou muito. Ele procurou desesperadamente toda a sua vida de uma forma de pertencer aqui, mas nunca o fez. Ele estava apenas de passagem.