Nesse documentário você vai ver como o diabo age na favelas enganando em geral matando a cegueira espiritual do povo, (Efésios 6.12) porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.
O longa mostra a complexidade das favelas cariocas na visãos de 3 personagens ligados diretamente ao trafico,um policial,um Pastor e um criminoso.
De acordo com o Pastor envolvido nas filmagem 90% dos jovens que participam desse documentário estão mortos.O filme fala da complexidade e das contradições do crime organizado e da ajuda da religião.
Dançando com o Diabo custou 500 mil dólares. A ideia partiu do jornalista inglês Tom Phillips, correspondente do jornal ( The Guardian ). Ele ficou um ano e meio visitando favelas do Rio depois de fazer uma reportagem com Dione. Assim teve acesso a Juarez Mendes da Silva, o Aranha, chefe do tráfico de quinze morros cariocas e que morreu logo depois de participar do filme. A edição 2009 do Festival do Rio estará em toda a cidade de 24 de setembro a 8 de outubro.O Festival do Rio é o maior festival de cinema do Brasil e da América Latina, com atenção e cobertura massivas da mídia. A cada ano, as principais produções dos festivais de Cannes, Sundance, Veneza e Berlim são apresentados ao público brasileiro durante o evento.